terça-feira, 11 de maio de 2021

Penne com frango e brócolis e o que rolou no dia das mães


 

Olá, queridos, tudo bem? Espero que sim!

Esta massa tem sido muito servida por aqui, pois tornou-se a queridinha do povo da casa (por povo da casa entenda a família, excetuando eu, que estou cada vez mais vegetariana). Ela é fácil de fazer, é simultaneamente simples e sofistificada, rende bem, e é prato único (acrescento a ela apenas uma boa salada), e essas são boas razões para a gente eleger um prato como um dos de execução preferida, né não?

As fotos não saíram muito boas porque - em todas as vezes - a massa foi fotografada ainda fumegante, o que resultou no embaçamento da lente da câmara.

Mas eu espero que dê para ver que eu tenho variado umas coisinhas no preparo dela: às vezes a sirvo simples (tipo uma massa ao alho e óleo, com brócolis e frango). Outras vezes acrescento creme e queijo e ainda a levo rapidamente ao forno, para que o queijo derreta.

Penne com frango e brócolis

Ingredientes

500 gramas de macarrão tipo penne, grano duro

1 bom peito de frango desossado e cortado em cubos  (mais ou menos 600 gramas)

1 unidade de brócolis tipo bola

½ colher de chá de sal para cozinhar o brócolis

1 colher de sobremesa (rasa) de sal para temperar o frango (ou sal a gosto)

1 colher de sopa caprichada de sal (para o cozimento da massa)

½  cebola grande picadinha

3 dentes de alho grandes esmagados (para o frango)

1 dente de alho esmagado para o brócolis

¼ de xícara de óleo de cozinha para fritar o frango

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de óleo de cozinha

Sal e pimenta do reino a gosto, para finalizar

Opcionais

400 gramas de creme de leite meio magro (mais ou menos 17% de gordura)

1 xícara de queijo parmesão ralado na ocasião

Como fazer

Um pouco antes do preparo do prato, tempere os cubos de frango com sal e alho, para que possam absorver os temperos (eu coloco os cubinhos temperados num saquinho plástico e levo o saquinho à geladeira até o momento em que o frango será frito; e, por falar nisso, desta vez fritei o frango na Airfryer). Aqueça o óleo separado para a fritura do frango numa panela, e vá fritando os cubinhos, numas 3 levas. A cada leva, recolha os cubos fritos, passando-os para uma vasilha plana forrada com papel toalha. Coloque uns dois ou mais litros de água (tem que ser suficiente para cobrir a massa) numa panela funda e acrescente 1 colher de sopa de sal a esta água. Quando ela levantar fervura, acrescente o penne e deixe que cozinhe até que fique ‘al dente’ (macio, mas não mole, veja as instruções na embalagem da massa). Enquanto isso, separe os floretes do brócolis e leve-os a cozinhar em água com o sal (eles também não podem ficar moles).  Depois de cozidos, escorra a água do brócolis e reserve-o. Ponha a manteiga e o óleo numa panela grande. Leve a panela ao fogo e espere que a mistura de manteiga e óleo aqueça. Jogue a cebola picada nesta panela e quando a cebola ficar transparente, acrescente o dente de alho esmagado, reservado ao brócolis. Espere que a cebola e o alho dourem levemente e então jogue o brócolis na mesma panela. Deixe que ele frite ligeiramente, revolvendo tudo, o tempo todo. Escorra massa, e junte-a ao brócolis. Acrescente o creme (se for usá-lo) a pimenta e o queijo. Sirva imediatamente.

                                       
O dia das mães foi muito bom: tranquilo e cheio de coisas que eu gosto: família reunida, boa comida (servi um salmão cuja receita quero postar depois), carinho e presentes que eram exatamente o que eu queria (há anos, em todas as ocasiões em que querem me presentear, as meninas  exigem que eu lhes passe uma listinha do que gostaria de ganhar, para que elas possam escolher o que comprar sem risco de errar, rsrs). 

Fiz duas sobremesas para a ocasião: uma para o meu marido, que está fazendo dieta, e esta pavlova para o restante da família. 


A Pavlova também é uma iguaria simples e sofisticada. Parece um suspirão, mas difere do suspiro simples por ter um interior macio e esponjoso. Ela é - geralmente -   servida com creme chantilly + frutas (prefiro as mais ácidas, para que o sabor final fique mais equilibrado). Tenho usado a receita do link a seguir, que faz uma Pavlova grande (12 porções ou mais) e, na minha opinião, perfeita. Encontre-a aqui.



Também tivemos mesa posta e flores, já que todos sabemos que a vida é curta e que é melhor desfrutar "do aqui e agora" do que adiar as alegrias para momentos "especiais".


 Os presentes: dois livros (Grandes Esperanças, de Charles Dickens e Dos Delitos e das Penas de Cesare Beccaria); cartão, perfumes e outras coisinhas.

E é só para o momento. Até breve!



20 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de serenidade, querida amiga Marly!
Que suavidade em seu post nos detalhes a ele encaixados!
Presentes merecidos, doce apetitoso, penne assim gosto muito e fácil de fazer na versão prato único.
Tenho quase tudo aqui e me senti incentivada a fazer nestes dias
Obrigada pela ótima sugestão, amiga.
Fico contente de que tenha tido um feliz dia das mães.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos carinhosos e fraternos

Juvenal Nunes disse...

Estamos perante uma cozinheira de mão cheia, preocupada com toda a família e a saúde de todos, para que as refeições sejam a satisfação de uma necessidade.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes

Dalva Rodrigues disse...

Marly, tenho que começar pela sobremesa, que maravilhosa!!!
Adoro pratos únicos como esse macarrão, deu água na boca, todos!
Nada como ganhar presentes que nos agrada, a gente até entende a intensão, mas quando agrada é bem melhor rs. O carinho está posto em todos detalhes, para a família querida e com saúde!
Abração!

Prata da casa disse...

Olá Marly:este prato de massa não tem como não agradar. Uma receita perfeita como comida de conforto.
A pavlova ficou lindíssima! Também gosto dela com frutos vermelhos.
Espero que tenhas tido um feliz dia da Mãe.
Bjn
Márcia

Pedrita disse...

eu fiquei em meditação. que penne maravilhoso!! o cozinha amiga da gnt tem várias receitas com um prato só. vi ontem um risoto de espinafre incrível. linda a pavlova, mas vc dizer q é simples hahahaha, pra vc hahahahaha. chiquérrima. tenho experiências engraçadas na família com suspiros, minha avó adorava fazer mas sempre deram errado. amo grandes esperanças. ótimos presentes. beijos, pedrita

Cidália Ferreira disse...

Uma publicação fantástica! Adorei a receita!
-
Perdida num sonho entre a multidão...
-
Beijos e uma excelente tarde.

Jovem Jornalista disse...

Fiquei com água na boca por conta das comidas. Tudo parece ser delicioso demais.

Boa semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

O meu pensamento viaja disse...

Tenho a certeza absoluta que tudo estava perfeito já que você apenas sabe fazer perfeito. Fico aguardando a receita do salmão. Um beijinho grande da Nina

Anajá Schmitz disse...

Foi um dia lindo e cheio de coisas boas. Adorei essa massa. Aqui meu marido também está de dieta. Nada de gorduras. Ele teve pancreatite. Eu entrei junto na dieta. Ando sonhando com uma massa assim com muito queijo. haha
Bjos, tenha uma ótima semana.

A Paixão da Isa disse...

tudo muito bom e bonito linda mesa gostei muito bjs saude

Vanessa disse...

Olá Marly, tudo bem?
Fiquei muito feliz com as comidinhas. Amo macarrão e fica maravilhoso com brócolis. Quanto as sobremesas ficaram lindas e parecem bem apetitosas.
Beijos.



https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

Denise disse...

Oi, querida!
Ai, que almoço mais gostoso! A massa, já me encantou! Deve ter ficado divina!
A sobremesa, linda! Nunca comi, mas deve ser gostosa!
A mesa, maravilhosamente decorada!
Os presentes, quem não gosta de ganhar?! Todos lindos!
Um dia das mães de encher os olhos e a barriga rs rs rs...
Postei o bolo de milho no blog. Deu certo.
Beijos e boa semana para você!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

R's Rue disse...

All looks good and lovely.
www.rsrue.blogspot.com

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Que lindos os arranjos da mesa. As flores, os pratos, a Pavlova, que só de olhar nos deixa em estado de graça.
O macarrão com brócolis é, mesmo, um prato delicioso. Às vezes faço na versão do molho branco, e todos gostam. E o melhor é a simplicidade do prato.
Beijo.

Adelaide Araçai disse...

Essa massa ficou com cara bem apetitosa! Sabe aqui já estamos em maioria vegana então não uso quase nada de origem animal na maioria dos dias, um trabalho árduo no que diz respeito a convencer o marido (risos). Sabe meu dia das mães fizemos durante a semana, pois no domingo a filha faria prova em um concurso em outra cidade, então não tive a presença dela no final de semana mas por um bom motivo ela está voando. Adorei seus presentes vou ficar no aguardo da sua resenha após a leitura.
Muita Luz e Paz!
Abraços

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!!
Me chama pra comer essa massa na sua casa? (rs*) Amo massas, mas quando tem um verdinho envolvido, me sinto menos culpada. Os pratos únicos são uma mão na roda, tanto pelo tempo de preparo quanto por fazer menos bagunça na cozinha. Em geral coloco o frango já cortado na água do cozimento da massa e água em menor quantidade. Ela vai evaporando conforme a massa cozinha e desligo o fogo antes de ficar al dente. Fica mais fácil para não passar do ponto. Com certeza vou testar o seu modo de fazer porque fiquei com água na boca! O aspecto ficou muito bom e as fotos não tiraram seu mérito, pois não vi que não ficaram boas.
Nunca fiz Pavlova em casa e acho que estou acomodada por ter numa confeitaria perto de casa. Entendo o seu marido, ter em casa essa sobremesa é uma perdição!!
Os dois livros se complementam. Você trabalha na área jurídica? Se sim, será de grande reflexão.
Beijus,

As Mulheres 4estacoes disse...

Nunca comi essa sobremesa, mas achei que ficou linda.
Guardei a receita para experimentar fazer.

Abraços

Henshaw disse...

Wow, thanks I just got exactly what I wanted from your blog, thank you so much! You should check out our website for visa application

Studydriller disse...

Glad to read this informative article. You nailed every bit of it. Thank you for sharing this.

School news in Nigeria
Federal Poly Ede School Fees
Federal Poly Ekowe School Fees
AKSU School Fees
Federal Poly Bida School Fees
AKSU Admission List

pastquestionpdf disse...

Thanks for sharing these terrific information. I really like the way you express complex topics in lucid way. It really helps me understand it much better way. @ Does ATBU Accept Second Choice Candidates

Pin It button on image hover